Maquetes vazadas indicam que os novos modelos Pro podem ter traseira híbrida de metal e vidro, módulo de câmeras redesenhado e recorte para o MagSafe; confira o que muda.
Rumores sobre o design da próxima geração do iPhone já começaram a circular na internet. Desta vez, imagens divulgadas pelo conhecido leaker @SonnyDickson no X (antigo Twitter) e publicadas pelo site GSMArena mostram supostos mockups dos modelos iPhone 17 Pro e Pro Max com um visual “diferentão”, que inclui uma traseira híbrida de metal e vidro, além de alterações no módulo de câmeras e na área dedicada ao MagSafe. As mudanças, se confirmadas, podem representar a maior reformulação estética desde o iPhone 12.
As maquetes, que costumam ser usadas por fabricantes de capas e acessórios, mostram que o iPhone 17 Pro terá uma estrutura metálica com uma “janela” de vidro na parte traseira, o que daria ao aparelho um aspecto mais robusto e, ao mesmo tempo, permitiria o funcionamento do carregamento sem fio. Já o MagSafe aparece reposicionado, com recorte em volta da área central traseira. Veja, nas linhas a seguir, mais detalhes sobre o vazamento.
Traseira híbrida e novo MagSafe
Desde o iPhone 12, a Apple mantém uma traseira uniforme em vidro, com moldura de alumínio nos modelos de entrada e titânio nos modelos Pro. Nos protótipos vazados da nova geração, a proposta seria inverter parcialmente essa lógica: o iPhone 17 Pro pode trazer uma estrutura metálica — possivelmente de alumínio — com uma janela de vidro na traseira. A área seria suficiente para garantir a funcionalidade do MagSafe, sem comprometer a rigidez do conjunto.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2022/4/X/K8BteBQ8O3DHdzIuMtqw/magsafe.jpg)
A mudança visual pode indicar um novo ciclo de design da Apple, algo incomum para a gigante de Cupertino. Historicamente, a empresa adota padrões visuais por três ou quatro gerações antes de grandes alterações — como ocorreu com o iPhone 6, iPhone X e, mais recentemente, no iPhone 12. A pressão do mercado por inovações mais visíveis nos aparelhos pode estar influenciando a decisão de trazer novidades mais expressivas na nova geração.
Ilha de câmeras redesenhada
Outro ponto que chama atenção é o novo formato do módulo de câmeras dos modelos Pro vazados. Em vez de uma elevação mais abrupta, como no iPhone 15 e iPhone 16, os mockups mostram uma saliência mais ampla e com transição suave em relação ao corpo do aparelho. A novidade seria resultado de um novo processo de junção entre o vidro e o metal na traseira, promovendo um acabamento mais uniforme.
As imagens mostram, ainda, que todos os modelos da linha devem contar com o sistema MagSafe — visível pelo anel de ímãs na parte central traseira. No entanto, somente os iPhones 17 Pro e Pro Max apresentam a área recortada ao redor do MagSafe e o novo design de câmera. O iPhone 17 padrão e o iPhone 17 Air manteriam visual mais simples, com traseira de vidro completa.
Protótipos revelam detalhes da linha completa
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/w/Z/co3QhgQrARatxSUMbxkA/gsmarena-002.jpg)
Ao todo, oito modelos foram exibidos nas imagens divulgadas. Entre eles, o iPhone 17 Air parece ter apenas uma câmera traseira, em módulo com formato de pílula que remete ao design do Google Pixel 9. Já o modelo base da linha deve manter as duas câmeras posicionadas na diagonal, sem grandes mudanças em relação ao iPhone 16.
Enquanto os rumores ainda são iniciais, o histórico de vazamentos de Dickson dão alguma credibilidade às imagens. Mesmo assim, vale ressaltar que os protótipos são geralmente baseados em esquemas “vazados” e podem não refletir exatamente o produto final.
Quando a linha iPhone 17 será lançada?
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2024/Q/f/73ODXSQoyfdcCUiiAFXQ/iphone16-pro.jpg)
Caso o design seja confirmado, a Apple pode estar buscando criar uma distinção ainda mais clara entre os modelos Pro e os demais. Com recursos cada vez mais parecidos entre as versões, o visual pode se tornar um dos principais atrativos na hora da escolha do consumidor, especialmente em uma geração que deve apostar novamente em inteligência artificial embarcada com a Apple Intelligence.
A expectativa é que a Apple anuncie a linha iPhone 17 oficialmente em setembro de 2025, com início das vendas logo na sequência. Até lá, mais detalhes devem surgir sobre as mudanças de design, recursos e preços dos modelos. Por enquanto, o que se sabe é que os iPhones 17 Pro podem mesmo chegar com um visual bem diferente do que estamos acostumados.