Existem regras rigorosas com o comportamento dos visitantes para garantir a segurança de todos, algumas mais óbvias e outras que nem todo mundo sabe. Confira!
Quem já visitou os parques da Disney sabe que há várias regras para os visitantes. Além das mais óbvias, como “não comece uma briga” ou “mantenha as mãos dentro do brinquedo”, existem algumas coisas surpreendentes que também são proibidas. Inclusive, alguns visitantes já foram expulsos por comportamentos que nem sabiam que eram violações.
Por isso, é importante saber todas as regras, mesmo as mais bizarras, para não ser retirado do parque inesperadamente. Para ajudar, separamos 6 coisas surpreendentes que podem fazer você ser expulso dos parques da Disney. Confira!
1. Roupas consideradas “inadequadas”
O código de vestimenta da Disney proíbe “roupas que, por sua natureza, exponham porções excessivas da pele que possam ser vistas como inapropriadas para um ambiente familiar”. No entanto, a diretriz é vaga e pode dar margem para interpretações, o que já causou problemas. Em maio de 2022, a TikToker Nicole DeLosReyes contou em um vídeo que funcionários disseram que ela precisaria sair do Epcot ou comprar uma camiseta nova depois que seu top branco foi considerado inapropriado.
Vale destacar que os parques também proíbem visitantes de usarem roupas que arrastem no chão, pois isso representa risco de tropeço. Essa questão costuma aparecer principalmente durante os eventos especiais fora do horário normal da Disney, quando os visitantes querem usar fantasias elaboradas para celebrar a ocasião.
2. Adultos de fantasia
Embora as crianças menores de 13 anos sejam bem-vindas a usar fantasias da Disney, o mesmo não vale para os adultos. Jovens maiores de 14 anos caracterizados como personagens da Disney não poderão entrar nos parques. Essa regra existe para evitar que outros visitantes do parque confundam essas pessoas com um funcionário de verdade que interpreta os personagens.
Por isso, é melhor deixar as fantasias em casa. Mas, se você fizer questão de se vestir a caráter para a visita, uma alternativa é usar roupas comuns inspiradas no visual do seu personagem favorito da Disney.
3. Usar drones (mesmo fora do parque)
Não é apenas o comportamento dentro dos parques que pode render um banimento. A Disney proíbe estritamente o uso de drones e outros dispositivos controlados remotamente em qualquer área dentro ou próxima ao complexo. Em 2020, um homem sobrevoou o Walt Disney World com um drone enquanto os parques estavam fechados devido à pandemia e recebeu uma advertência por invasão de propriedade.
4. Fumar cigarros eletrônicos
Embora a Disney ofereça áreas específicas para fumantes, o uso de cigarro eletrônico (vape) é totalmente proibido dentro dos parques — e a fiscalização é rígida. Em 2023, dois YouTubers conhecidos como PizzaBryan e DamianLuck925 foram escoltados para fora de um parque da Disney depois de fumar um cigarro eletrônico enquanto esperavam na fila de uma atração.
5. Tirar fotos com flash em algumas atrações
Embora não pareça algo tão problemático, usar o flash da câmera em atrações escuras, como a Mansão Mal-Assombrada ou Piratas do Caribe, pode resultar em advertências ou até mesmo na expulsão.
6. Tênis com rodinha
Não é fácil andar pelos enormes parques o dia inteiro. Por isso, muitos pais podem pensar que tênis com rodinhas são uma boa solução para as crianças não se cansarem tanto – e se divertirem ainda mais. No entanto, segundo as regras oficiais do Walt Disney World Resort, tênis com rodinhas, assim como skates, patins, bicicletas e patinetes, são proibidos em todos os parques e nos hotéis da Disney. Se não tiver uma troca de sapatos, pode resultar em uma expulsão.
Itens que você não pode levar (e talvez não saiba)
Nem tudo leva à expulsão, mas alguns itens inesperados são proibidos e podem ser barrados na entrada. Se você se recusar a deixá-los, aí, sim, pode acabar expulso. Além dos mais óbvios, como armas ou drogas, veja alguns itens que nem todo mundo sabe que são proibidos:
- Canudos de plástico: é proibido levar canudos de plástico para algumas propriedades da Disney, incluindo os parques aquáticos, o Animal Kingdom e o hotel localizado ao lado, o Animal Kingdom Lodge. Isso porque eles representam um risco de asfixia para os animais que vivem no parque;
- Balões: são proibidos apenas no Animal Kingdom pelo mesmo motivo dos canudos — proteger os animais de ingeri-los acidentalmente caso voem para longe. Se seu filho tiver um balão comprado em um dos outros parques, existe um local em que os balões podem ser guardados;
- Gelo: coolers são permitidos, mas gelo (incluindo gelo seco) são proibidos. A Disney recomenda investir em bolsas térmicas reutilizáveis para sua visita ao parque, caso pretenda levar uma bolsa térmica ou lancheira;
- Pau de selfie: proibido em todos os parques. Ele pode danificar as atrações ou causar ferimentos aos visitantes;
- Tripés: proibidos praticamente em todos os lugares, parques aquáticos, parques temáticos e até mesmo na área de compras Disney Springs. A única exceção? Tripés pequenos são permitidos — desde que não ultrapassem de 15 cm e caibam numa mochila de tamanho comum;
- Brinquedos de controle remoto: proibidos em todos os parques da Disney para garantir a segurança de todos e evitar interferências nas atrações e no ambiente;
- Cadeiras dobráveis: ninguém gosta de esperar nas longas filas em pé. Levar uma cadeira dobrável para conseguir descansar pode parecer uma boa ideia, mas são proibidas por questão de logística. Afinal, pode ter algum problema ao mover sua cadeira toda vez que a fila anda, disputar espaço para a cadeira na área limitada dos shows de fogos de artifício, carregar a cadeira pelo parque… A lista vai longe.