ATENÇÃO ESPECIAL

4 funções do iPhone que podem proteger seus dados contra roubos

Configurações no próprio iPhone ajudam a manter dados sensíveis protegidos de desconhecidos; confira quatro ajustes para fazer agora mesmo no dispositivo da Apple.

iPhone tem funções nativas para proteger dados sensíveis dos usuários em caso de roubo. A Apple tem implementado novos recursos de segurança para garantir que as pessoas, mesmo que tenham seu celular roubado, consigam manter informações pessoais fora do alcance de desconhecidos. Um desses ajustes é ativar a configurações Proteção de Dispositivos Roubados ou, em casos mais extremos, habilitar a função que apaga todos os dados do aparelho após sucessivas tentativas de desbloqueio. A seguir, o TechTudo preparou uma lista com quatro configurações do iPhone que podem salvar seus dados de roubos. Confira.

4 funções do iPhone que podem salvar seus dados de roubos

O iPhone tem várias configurações para proteger os dados do celular em caso de roubo. No índice abaixo, confira os tópicos que serão abordados nesta matéria.

  1. Proteção de Dispositivos Roubados
  2. Bloquear aplicativos
  3. Modo de autodestruição
  4. Esconder aplicativos de banco

1. Proteção de Dispositivos Roubados

A primeira configuração a ser feita no iPhone para garantir mais segurança é ativar o recurso “Proteção de Dispositivos Roubados”. A função adiciona camadas extras de proteção ao dispositivo. Dessa forma, se o aparelho for roubado e alguém tentar acessar senhas ou dados de cartão de crédito, o aparelho exigirá autenticação por Face ID ou Touch ID. Integrado a esse recurso, é possível habilitar também o “Adiamento de Segurança”, que impõe uma espera de uma hora antes de permitir alterações em senhas, exigindo uma segunda autenticação biométrica. Para ativar, acesse “Ajustes”, toque em “Face ID e Código”, insira a senha de desbloqueio do dispositivo, clique em “Proteção de Dispositivo Roubado” e ative a opção.

2. Bloquear aplicativos

Mesmo com o recurso “Proteção de Dispositivos Roubados” ativado, é recomendável também bloquear o acesso aos aplicativos instalados no iPhone. Caso o telefone seja furtado e o criminoso desbloqueie o dispositivo, ele ainda encontrará uma barreira para acessar apps sensíveis. Por isso, ative o bloqueio em aplicativos de fotos, e-mail, mensagens (como WhatsAppTelegram e Facebook Messenger), redes sociais e outros serviços confidenciais. Para isso, pressione e segure o ícone do app desejado até que um menu apareça na tela. Em seguida, selecione a opção “Exigir Face ID”. A partir de então, sempre que o aplicativo for aberto, o iPhone solicitará autenticação biométrica.

3. Modo de autodestruição

Embora pareça uma medida drástica, ativar o “Modo de autodestruição” é uma solução que deve ser considerada para evitar que seus dados sejam roubados. O recurso protege contra a tática conhecida como força bruta, na qual criminosos tentam adivinhar a senha do dispositivo por meio de múltiplas combinações e tentativas. No iPhone, a função limita essas tentativas a 10. Caso uma 11ª seja feita, o sistema apaga automaticamente todos os dados do aparelho.

Para ativar essa funcionalidade, acesse “Ajustes”, depois toque em “Face ID e Código” e insira o código de desbloqueio do dispositivo. Role a tela até encontrar a opção “Apagar Dados” e mova o botão para ativar. No entanto, se cogitar habilitar a função, faça backup dos arquivos do iPhone, pois essa é a única forma de recuperá-los caso sejam apagados.

4. Esconder aplicativos de banco

Por fim, além de bloquear aplicativos com dados sensíveis, como os bancários, você também pode escondê-los de pessoas mal-intencionadas. Mesmo que terceiros acessem o iPhone, eles não encontrarão os apps bancários, o que impede que seu dinheiro também seja roubado ou seus dados sejam utilizados em compras não autorizadas.

O processo é semelhante ao explicado no tópico 2. Pressione o ícone do app do banco até que o menu apareça. Toque em “Exigir Face ID”. Em seguida, selecione “Ocultar e Exigir Face ID” e confirme a ação clicando em “Ocultar app”.

Confira mais Notícias

ATENÇÃO ESPECIAL

Senha fraca fez empresa de 158 anos falir; como criar sequência segura?

COMBUSTÍVEL

Estados definem novos preços médios dos combustíveis a partir de agosto; veja lista

CUIDADOS NA SAÚDE

Parecem saudáveis, mas não são: 7 hábitos alimentares que você deve mudar…

TELECONSULTA

Teleconsulta já está disponível nos 78 municípios do ES; veja como funciona

DESCARTE LIXO

Descarte eletrônicos corretamente: saiba o que fazer com cabos e aparelhos que não funcionam mais.

VAI PARAR

WhatsApp vai parar de funcionar em 16 modelos de celulares a partir desta terça-feira; veja lista

TRÂNSITO

Quando os pontos anotados na CNH são zerados? Entenda o sistema

MAIS CRÉDITO

Crédito consignado CLT é aprovado e inclui motoristas de aplicativo