DUAS CABEÇAS

1 em 100 mil: cobra rara com duas cabeças vira atração nos EUA;

Uma loja que vende répteis anunciou o nascimento de uma rara cobra-de-duas-cabeças. Zeke e Angel, nomes dados a cada uma das cabeças, representam um caso a cada 100 mil. Apesar de atrair a atenção —e a curiosidade – nas redes sociais, o animal não está à venda.

O que aconteceu
A cobra nasceu no East Bay Vivarium, em Berkeley, na Califórnia. O espécime de cobra-real-californiana (Lampropeltis getula californiae) nasceu em setembro e o anúncio foi feito em março, quando o animal completou seis meses.

Conforme os registros publicados no perfil da loja no Instagram, a mãe do animal tinha somente uma cabeça. O filhote sofreu uma mutação genética conhecida como policefalia, uma condição rara em que o corpo possui mais de uma cabeça. Segundo a emissora norte-americana ABC7 News, casos como este representam um em cada 100 mil nascimentos…

De acordo com o perfil do estabelecimento onde a cobra nasceu, as duas cabeças são ativas. A espinha dorsal é fundida, e ambas as cabeças se movimentam e têm os dois olhos. As funções cognitivas do animal funcionam normalmente. No entanto, as habilidades motoras são limitadas. “São duas cabeças lutando por um corpo”, escreveu o perfil.

Nos comentários de suas postagens, o East Bay Vivarium afirma que as cabeças não tentam atacar uma a outra. “Talvez [aconteça] apenas um cabo de guerra pelo movimento do corpo”. Segundo os responsáveis pelo animal, a cabeça menor (à direita na imagem acima) tem um controle maior do corpo e parece ser mais atenta ao ambiente ao redor do que a cabeça maior.

As cabeças do animal compartilham o mesmo corpo, portanto são ambas masculinas. O restante do corpo tem uma formação comum, com somente um estômago e um coração, por exemplo.

Segundo Blancherd, Zeke e Angel devem crescer até atingir 1,2 metro de comprimento. O animal exótico foi definido como “tranquilo” pela equipe da loja. “Eles não são tímidos e não mordem. São bem calmos para uma cobra-rei”, relatou Blancherd ao portal CNET.

Em um vídeo compartilhado no final de março, os cuidadores oferecem uma presa congelada ao animal. Uma das cabeças aceita o alimento, enquanto a outra não demonstra interesse. Segundo o vivário, até aquele momento, a alimentação era realizada sempre pela cabeça maior. A cabeça menor, por sua vez, não parece ter conexão com o estômago, o que poderia explicar a falta de interação com o alimento.

Os responsáveis pelo East Bay Vivarium não pretendem vender Zeke e Angel, apesar de haver potenciais interessados em comprar o animal. Os visitantes podem ver a cobra pessoalmente, que tem acesso a uma “área de refúgio” onde pode se isolar. “Esperamos que as pessoas que vierem ver a cobra aprendam sobre outros animais e outras espécies e que isso abra seus olhos para uma visão mais ampla dos répteis, tanto em cativeiro quanto na natureza”, disse Blanchard ao CNET.

A cobra-real-californiana não é venenosa. Nativas da Califórnia, o animal pode ser encontrado em áreas urbanas, pastagens e paisagens desérticas ou florestais. A coloração pode variar, mas geralmente a espécie apresenta listras escuras e claras.

Confira mais Notícias

PARAR DE FUMAR

Como parar de fumar? Veja o que fizeram Selton Mello, Mayana Moura e mais famosos que largaram o cigarro

NOMES MAIS DE 2024

Não tem Enzo: lista mostra nomes preferidos dos brasileiros em 2024…

FIQUE ATENTO

Golpe da mangueira: saiba se você está sendo passado para trás ao abastecer.

PIRULITOS

Mãe entra em pânico após filho encomendar 70 mil pirulitos

CUIDADOS

Como saber se tem alguém espionando seu celular? Descubra em 4 passos.

OPORTUNIDADE

Ruim para vender, bom para comprar: os 10 carros que mais desvalorizaram.

SEGURANÇA

5 truques do seu celular para proteger os apps de banco…

CONSUMO DIÁRIO

Os 10 carros com pior consumo de combustível no Brasil em 2025